Ah, como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas estórias... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um bom leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo.
OBJETIVO
Incentivar o gosto pelos livros, pela leitura e pelas histórias, sejam eles clássicos nacionais ou internacionais ou mesmo populares e/ou regionais revitalizar de forma prazerosa o ouvir e o contar e o inventar. Promover a interação entre contador e o ouvinte e o livro.
COMO CONTAR?
Contar uma história para criança – seja quantas forem – é bom saber como se faz. Afinal, nela se descobre palavras novas, se entra em contato com a música e com a sonoridade das frases, dos nomes, etc... Por isso busco o meu lado atriz. A criatividade e a imaginação são meus instrumentos de trabalho.
NA PRÁTICA?
Utilização de um baú de tamanho médio de onde vai surgir livro brilhante com histórias fantásticas. E conforme a contadora vai narrando a história, com a Judá de crianças os elementos contidos na história saíram de dentro do baú. Ao final da contação, a contadora solicitará às crianças que utilizando aqueles objetos invente outra história. Será sugerida uma história coletiva.
PARA QUAL FAIXA ETÁRIA?
Esta atividade é preparada para as crianças de 7 a 10 anos, que já dominam a leitura, pois será inserido um pouco da leitura de pequenas histórias.
QUE LOCAL?
Uma sala climatizada com uma ambientação fantástica de floresta. Desenhos infantis. Números de bancos de acordo com o nº de crianças uma; mesa baixa, onde a contadora possa sentar com seu baú (mesa de madeira forte). Um micro system para sonoplastia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário