quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

CONTANDO HISTÓRIAS COM O CORAÇÃO.

Por que contar histórias ?

Para formar leitores; Fazer da diversidade cultural um fato; Valorizar a etnias; Manter a História viva; Para se sentir vivo; Para encantar e sensibilizar ouvinte; Para estimular o imaginário; Articular o sensível; Alimentar o espírito; Resgatar o significado para nossa existência e reativar o sagrado.
A história um poderoso recurso de estimulação do desenvolvimento psicológico e moral que pode ser utilizado como recurso auxiliar da manutenção da saúde mental do indivíduo em crescimento.

Enriquecer o vocabulário infantil, amplia seu mundo de idéias e conhecimentos e desenvolve a linguagem e o pensamento.
As histórias educam e estimulam a linguagem e desenvolvimento da atenção, da imaginação, observação, memória, reflexão.
As histórias cultivam a sensibilidade, e isso significa educar o espírito. A literatura e os contos de fadas dirigem a criança para a descoberta de sua identidade e comunicação e também sugerem as experiências que são necessárias para desenvolver ainda mais o seu caráter.
As histórias recreiam, distraem, descarregam as tensões, aliviam sobrecargas emocionais e auxiliam, muitas vezes, a resolver conflitos emocionais.
Tem gente que prefere sentado, tem gente que prefere em pé. A forma ideal para a narrativa, é aquela que você se sentir mais confortável
De pé: cuidados com o excesso de movimento, isto retira a atenção do texto e a platéia dispersa. Ficamos exposto. Mas proporciona mais flexibilidade, com o corpo e liberdade para brincar e criar imagens.

Precisamos ter consciência do corpo que se locomove, do seu peso e leveza. Adquirimos sem querer algumas posturas que são prejudiciais a nossa voz. O peso do corpo deve está distribuídos
Relaxe seu corpo, vamos captar energia. E começe a contar.

É PRECISO...

Conhecer a história que vou ler;
Preparar minha voz;
Se houver objetos, arrumá-los antes;
Ao entrar observar para quem vou contar;
Narrar em círculo formado(se for possível);
Proporcionar harmonia entre narrador e ouvinte;
Fechar o nº de ouvintes;
e... Conte com o seu coração!
Lembra daquela história que você ouviu quando criança?
Você sabe contar histórias: tente, conte e encante!
Tudo começa assim: Era uma vez...







Nenhum comentário:

Postar um comentário